20 de março de 2013

Moranga Baby Recheada

Nesse post resolvi pegar nosso, ja tradicional, camarão na moranga, e estudar um pouco o assunto, pra tentar criar algo diferente... Não, mentira! Estava no supermercado, vi a mini abóbora, achei bonita e comprei pra fazer algum prato e fotografá-lo depois (risos), sim, eu faço isso. Com a mini abóbora em mãos, faltava decidir o recheio: Camarões, sim, mas só camarão? E se fizer como a moranga dos camarões, com requeijão ou cream cheese? Legal, mas porque fazer assim, como sempre foi feito? Eis a minha proposta, para váááários pratos e criações, afinal podemos fazer o mesmo, diferente. ;-)

Mantive a proposta do camarão, mas faltava escolher o queijo, e depois de alguns minutos frente a estes, decidi: Queijo Minas Padrão.

A proposta era criar uma entrada, ou um prato de pequeno volume mássico, como num menu degustação, mas com alto valor gastronômico.

Vamos ao preparo, desta vez com receita =)
* Valores referentes a uma porção individual:

- 1 Moranga baby ou mini abóbora
- 4 camarões cinza médios ou  3 camarões rosa grandes
- Lemon pepper q.b.
- 30g de queijo minas padrão ralado grosso ou em lascas

Procedimento:

Vamos inicialmente cozinhar a moranga baby até o ponto onde tentarmos enfiar o garfo, e este encontrar certa resistência por parte da casca, mas que se aprofunda com facilidade e pouco esforço na polpa da abóbora, mas não com muita facilidade para não ficar muito mole, pois ela ainda vai ao forno. Enquanto cozinha a abóbora, limpamos os camarões, neste caso pré-cozidos, e os temperamos com lemon pepper apenas. Enquanto a abobora não chega à textura na qual queremos, faça uma coletânea de suas músicas preferidas e coloque no seu player pra tocar enquanto vc cozinha.
Abóbora no ponto, daremos um choque térmico em água gelada e com gelo para cessar sua cocção, pois, do contrário, ela ficaria mais mole e com possibilidade de quebrar e/ou desmanchar.
Com uma faca de legumes, retire a parte superior da abóbora onde encontra-se o talo, ou o que sobrou deste, circundando-o afastado 0,5cm do centro, em profundidade para retirar a polpa. Após aberta, com uma colher de sobremesa retire as sementes e as fibras que as prendem. Agora coloque um camarão no fundo e uma leve camada do queijo por cima deste, e, assim, até completar a parte interna da abóbora.
Leve ao forno por 4 minutos a 164°C aproximadamente. Retire do forno e sirva em seguida, faça uma decoração de seu agrado, e delicie-se visual e gustativamente falando. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário