7 de abril de 2013

O Tempero da Vida


Pimenta .... aquece e queima
Canela....é doce ...é amarga.. como as mulheres
Sal...precisamos de sal em nossas vidas
(Frase dita no Filme O tempero da vida)





Famoso entre gastronomos e gourmets, este é um filme que quando assisti, me encantei com os aromas e sabores que brotam da tela...

http://www.youtube.com/watch?v=mK33xQxbYW4 (assistam)

A crítica do Rubens Ewald Filho foi simples mas com muito conteúdo...
"O filme trata de um assunto que interessa a todos: gastronomia. É o "A Festa de Babette" da culinária grega, exótica e apetitosa."


Para ilustrar, a receita desta semana leva uma  das especiarias mais faladas neste filme....
A Canela....
Muito utilizada na culinária grega( diga-se de passagem, uma parte da minha culinária favorita, a culinária do mediterrãneo) é utilizada em receitas tanto doces quanto salgadas ( que fica surpreendente para nosso paladar que não esta acostumado com esta aplicação mas eu amo!).
É aquela que aproxima as pessoas, as deixam mais familiares e receptivas, afrodisíaca e que nos recorda os doces feitos pelas nossas avós, com amor, açúcar e canela.
Se quiser sempre ter sucesso em um jantar, termine sempre com canela....ela me parece ser o ponto final ou de exclamação da gastronomia....

Apreciem as artes e bom apetite!

Sorvete de especiarias e whisky com abacaxi grelhado



1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 colher (chá) de noz moscada em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de cardamomo em pó
1 xícara (café) de whisky
1 pote de 2 litros de sorvete de creme
1 abacaxi maduro
canela em pau para decorar ou caramelos em ponto de bala dura

Modo de preparo

Deixe o sorvete fora do freezer para que fique mole. Coloque-o em um bowl ou bacia grande, adicione as especiarias e o whisky. Misture bem, coloque a mistura no pote de sorvete e leve ao freezer por 1 hora. Retire ele e bata na batedeira até que esteja cremoso. Volte a mistura ao pote de sorvete e leve ao freezer novamente por no mínimo 4 horas.
Na hora de servir, descasque o abacaxi sem deixar nenhum "olhinho". Retire o miolo e corte em rodelas de aproximadamente 1,5 cm. Aqueça bem uma frigideira com um pouco de manteiga e passe as fatias de abacaxi até que fiquem douradas.
Posicione a rodela de abacaxi no centro do prato, coloque uma bola generosa do sorvete preparado previamente e decore com a canela em pau ou com o caramelo em ponto de bala dura como o da foto.
Salpique canela em pó ou açúcar mascavo ao redor do prato.

Dica : você pode usar a especiaria que quiser na quantidade que preferir. Vale tudo, como por exemplo, pimenta do reino, aniz estrelado, pimenta caiena, trocar o whisky por rum.... solte a imaginação e faça novas combinações...

Um comentário: